quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

FONTES

8 DE JANEIRO//questão militar

“Militares atuaram em 8 de janeiro por omissão e também por ação”, diz historiador

Balanço do 8 de janeiro por Francisco Teixeira,  historiador que estuda a relação entre civis e militares. Foi presidente do Instituto Pandiá Calógeras de Estratégia Internacional do Ministério da Defesa durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva

https://apublica.org/2024/01/militares-atuaram-em-8-de-janeiro-por-omissao-e-tambem-por-acao-diz-historiador

ESQUERDA NO MUNDO

Algo novo na esquerda europeia - https://outraspalavras.net/estadoemdisputa/algo-novo-na-esquerda-europeia

Sobre o partido de Sahra Wagenknecht, que nasce potente e incomoda ultradireita e neoliberais.

A CRISE DO ESTADO DE BEM ESTAR

Como a precarização devastou a democracia  - https://outraspalavras.net/trabalhoeprecariado/como-aprecarizacao-devastou-a-democracia/

Òtimo texto. Trata-se do prefácio ao livro A angústia do precariado – Trabalho e solidariedade no capitalismo racial, de Ruy Braga. Discute como a precarização do mundo do trabalho compromete a capacidade de ação do "maior responsável pela democratização das sociedades nacionais, isto é, o movimento organizado dos trabalhadores" -- .o que bate com minha avaliação geral sobre o pape do proletariado nas revoluções burguesas. Mas ainda: bate com o enfoque nas razões objetivas ou infraestruturais de produção e reprodução do capitalismo na modernidade do século XXI como base geral da crise do Estado Nacinal desenvolvimetista.



sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

O AVÔ

O AVÔ

Minhas lembranças de meu avô são confusas, dislogicas. Às vezes elas me vêm em ondas vívidas, intensas. Isso acontece, normalmente, em momentos inesperados, sem que eu as procure, em insightgs epsiódicos. São flaschs de memória que não chegam a formar um quadro lógico de lembranças, uma sequência sistemática de eventos.Na maioria das vezes, não passam de ecos de sons extintos - o gorgogeio de sorrisos infantis passados, o alarido de gargalhadas infantis passadas, o estrugir de gritos já gritados por alguma criança, sabe lá Deus quando e onde, e que não se ouvem mais. Meu avô era um homem silencioso, sempre foi. Carrancudo também. Mas tinha, meu Deus, o sorriso mais bonito do mundo e eu amava porque ele ria sempre que me via, só de me ver.

Mas, tem vezes que forço a memória, num esforço deliberado para lembrar dele e manter acessíveis os registros que tenho armazenados na cabeça, antes que eu mesma vire uma velha gagá, incapaz de se lembrar até da hora de cagar.

Nessas ocasiões é que consigo cenas mais completas, com imagens razoavelmente nítidas e algum sentido narrativo, além do furdunço de sons. Por exemplo, posso lembrar dele me carregando nos ombros, de cavalinho, e de mim, melecando sua cabeça com baba de maça do amor, num passeio no parque Sarandi, numa manha qualquer de domingo. Em minha imaginação, vejo a roda gigante, escuto o alarido da multidão, com destaque para o vozerio estritende da criançada, minha mãe me aparece rindo, dentes branquissimos, mais brancos que o gardanapo, limpando a mostarda da boca depois de dar uma abocanhada sem educação num cachorro quente pra lá de apetitoso. São cenas completas que me demandam um esforço cada vez maior e que, eu sei, um dia num futuro provavelmente não muito distante, não atenderão mais aos meus chamados, isto se eu vier a chamar. A vida, afinal, é pra frente, como se diz.

Dessas lembranças, as mais frequentes são as da gente assistido filmes, na TV ou no cinema.


Das lem


embaçadas como uma foto sem foco. 


 a mae gostava de filmes de drama. quanto mais choro e ranhger de fentes, melhor. Hotel Ruanda, os dianametes de senage, etcs.. snão importava o artista o diretors, ada. Era uma pobreza em termos de nomes de atores , atrises e ou direroes eou dierotoras


o pai gostava de filmes de ação. muito tiro, muita porrada. i nça faltavam nomes, embora noa tivesse a mesma varieaade dem termos de historias. Tdo era poraada. não faltava nomes, a começar pelos clássicos, como Bruce Lee e o mítico Chuck Norris, passando por Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Bruce Willis, Jean Claude Van Damme, etc, até os que aderiram ao estilo porradão mais recentemente, como é o caso, por exemplo de Liam Neeson e, quem diria, Keanu Reeves.


meu avô dizia. EU nçai vejo filmes para enteder o mundo, Eu vejo vilmes para me diertir para enteender o mundo eu leio Marx.


, quem dir

Entre os dois estremos, uma infinidade de nomes, tai cmo os  Steven Seagal  Bruce Willis]]]], Wesley Snipes]] Tom Cruise



Jet Li 1963

Jason Statham  1967

Vin Diesel1967

Dwayne “The Rock” 1972



 e que , com o tempo, foram acrescidos de atotes mis novo s como 


]

 no paruqe


babando sua cabeça com 


Maeu avô me ensinou tudo que sei da vida.


 com iag mais completas como



Outras são pálidas, desconexas e me deixa sempre com a sensação qque flata alto, algum nexo que ligue os fatos à pessoa. A verade é que, hoje, não tenho uma edeia muiro clara sobre ele.


ACHO AUE FOI POR milagre de Deus qye consegyi muma obosa para fazer meu doutorado na uiniversidde autonoma de barceçoa.

A tese de Yujgn Smcs sobre a 


Barcelona, uma cidade linda, fascinante, grandiosa, cheia de vida, e, ao mesmo tempo, aconchegante e receptiva. Foi impossível para mim não me apaixonar à primeira vista por um lugar como esse, tão evidentemente marcado pela história, arquitetura, arte, natureza e, obviamente, pelo seu povo. O mesmo posso dizer de minha universidade, também marcada por suas próprias histórias, e onde fui muito bem recebida.

Convivi com Vô Heitor em algum momento de minha primeira infãncia, lá entre meus dois e cinco anos e, depois, nossos encontros foram se tornando cada vez mais espaçados até sua morte, quando eu já estava moça feita, concluindo um doutprado em XXX, atarantada com minha tese sobre os impactos da Disney na construção cultural do sujeito ocidental moderno e sem condições de me abalar de Madri para o Brasil, a fim de acompanhar os sepultamento. Não me despedi de meu avô.


O avô era  um  tanto casmurro.  Gostava de música erudita,  clássicos da MPB, livros e mãos livros, os pais delas não gostava de nada disso. Descrever  pai é mãe?





estudando em 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

ALGAVARIA

Sim, é verdade. Passei um período, um bom periodo, na corte do Imperador Pomposo. Na época, eu trabalhava na Hard Company Oil TING e a empresa tinha interesse em prospectar na bacia do Vale do Pó. Dai que me mandaram para Kurmanuin para cuiadar das tratativas iniciais -- você ddbe, o reconhecimento de campo, estabelecer os primeiros contatos, enfim, dar uma de facilitador das coisas.

Naquele tempo esse não era um trabalho complicado. Não era como é hoje, com todo esse estigma contra o petróleo. as gerações atuais são ingratas. Olhem em volta. Olhe para todas essas estradas, essas torres cheias de lojas, escritórios e residências. Tudo isso foi construiso graças ao ouro negro do capialismo, não mais. As pessoas deviam agradecer. A era do combustível fóssil hoje é a base sobre a qual se levanta toda essa patacoada sobre sociedade limpa.

Sociedade limpa é um escambau. Da vontade de rir. Uma sociedade humana limpa é como um jacaré com dinherio; Ninheum jamais viu.

A humanidade é suja. Suja, corrupta, não yem noçao de espaço público. 

mas naquele empo já existinam os movumentos embientalista. Tipo Greenpace e eoutris com sua barulheira.


.

> persona 1: que se aproveita do cargo para contratar uma OSC via a qual beneficia uma chusma de amigos; mais tarde renuncia, mas não sem antes provocar um escandadalo.

> a secretaria que o abraçava semre, forte, até que ele sentisse os peitos dela se amassando contra o peito dele.


A manchete naquele dia foi: Apesar da vioria de Lula , PT foi quem menos filiou. Eles transformamvam tudo em competição;

-- a outra que subia de posto flertando.




quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

CONTAGEM E AS CHUVAS/AREAS DE RISCO

CONTAGEM E AS CHUVAS

Nos últimos três anos, a Prefeitura tem executado centenas de obras e intervenções no sentido de impedir ou minimizar as enchentes no município, deslizamentos e demais ocorrências de risco;


É bom lembrar que Contagem é uma cidade rica em cursos de água, com mais de 3.000 nascentes (estimativa), cerca de 450 lagos e/ou lagoas e, aproximadamente, 1.699 córregos. Sem o adequado planejamento urbano no passado, os vales desses cursos de água foram amplamente ocupados por moradores, resultando na formação de áreas de risco.

Atualmente, o município contabiliza 150 áreas de risco hidrológico e 105 de risco geológico;

SOLUÇÕES

Os Investimentos já realizados pela Prefeitura, ou em andamento, que têm o potencial de minimizar riscos são de, aproximadamente, R$ 464.266.030,03 milhões. Entre eles estão:


Obras de infraestrutura urbana

20 grandes obras de macrodrenagem, a exemplo da construção da avenida Maracanã, avenida Teleférico, PIO XII, obras de contenção e drenagem do Córrego Muniz, drenagem e pavimentação do bairro Estâncias Imperiais, drenagem e pavimentação na rua Felinto Venceslau dos Santos, entorno do Poliesportivo do Riacho, etc. Investimento superior a 300 milhões de reais;

Bacias de contenção - Construção de quatro bacias de contenção: Vila PTO, Vila Itaú, Rio Volga e Toshiba. Juntas terão capacidade de reter 550 milhões de litros de água das chuvas. Investimento superior a 125 milhões. Obras sob a responsabilidade do governo do Estado;

Obras de micro drenagem - (rede de drenagem de até 50 metros de extensão), num total de 154 intervenções. Investimento de R$ 66.671.993,72.

Alguns exemplos:

  • Reconstrução da rede de drenagem pluvial da rua 58, bairro Tropical;

  • Ampliação de rede de drenagem na Avenida Sócrates Mariani Bittencourt, bairro Cinco;

  • Implantação de rede de drenagem na rua Frei Tito Frankort, bairro Funcionários;

  • Implantação de rede de drenagem na rua Carmélia Dutra, bairro Beatriz;

  • Reparo de rede de drenagem na rua Caviúna, bairro Jardim Laguna;

  • Reparo de rede de drenagem na rua Ipê Amarelo, bairro Nascentes Imperiais;

  • Reparo de rede de drenagem na rua Raul Soares, bairro Jardim Industrial;

  • Reparo de rede de drenagem na rua Berlim, bairro Parque Recreio;

  • Reparo de rede de drenagem na Av. João César de Oliveira, bairro Eldorado;

  • Reparo de rede de drenagem no beco da rua José Barra do Nascimento, bairro Eldorado;

  • Reparo de rede de drenagem na Av. Durval Alves de Faria, bairro Tropical;

  • Aprimoramento da rede de drenagem na rua Lino de Moro, bairro Inconfidentes;

  • Implantação de rede de drenagem na rua Dois, bairro Jardim Laguna.

  • Ampliação da rede de drenagem da rua Ipê, bairro São Mateus;

Contenção de encostas - Construção de 175 obras de contenção de encostas (muros de arrimo) em Nova Contagem, Vargem das Flores e na Sede. Investimento de R$ 11.811.438,71. Exemplos: vilas Barroquinha, Soledade, Riachinho, Beira Campo e Estaleiro, a grande obra de macrodrenagem no bairro Água Branca, entre outros;

Desassoreamento de córregos – Aproximadamente 300 intervenções de desassoreamento de córregos, num investimento total de R$ 7.327.573,00;

Mais de 41 mil limpezas de bocas-de-lobo

Criação de novos parques e reforma dos já existentes;

Plantio de 3050 árvores, investimento de R$ 1.168.034,62;

Recapeamento asfáltico: cerca de 300 km de pistas em, aproximadamente, 385 vias, nas três etapas do Programa Asfalto Novo, num investimento total superior a R$ 500 milhões. Esse trabalho inclui implantação de sarjeta e drenagem superficial, dispositivos que contribuem para evitar alagamentos.

MORADIA POPULAR — Contagem foi contemplada com a aprovação de TODOS os projetos enviados a Brasília para a nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. Em Contagem, está prevista a construídas de 928 novas moradias populares, distribuídas em 9 residenciais: Vila Paris, Tapera, Arvoredo, Guanabara, Pedra Azul, Retiro, Buganville, Vila União I e II.

AVENIDA XANGRI-LÁ

Com 2,4 K m de extensão, a avenida Xangri-lá está localizada no limite dos municípios de Contagem e Belo Horizonte, sendo que a parte do lado par pertence a Belo Horizonte (50,9% da via) e parte do lado ímpar a Contagem (49,1%);

Trata-se de um importante corredor de trânsito que liga os dois municípios, com passagem diária de milhares de caminhões, ônibus, automóveis e motos de diversas localidades.

Um termo de cooperação foi assinado entre as duas prefeituras a fim viabilizar as obras da Avenida Xangrilá.

Em 29 de agosto de 2021, acordo firmado entre a Prefeita Marilia Campos e então Prefeito Alexandre Kalil, viabilizou a restauração da via – antiga demanda dos locais;

As obras consistiram em recapeamento, drenagem superficial, passando por pavimentação, incluindo serviços de obras complementares, como execução de passeio, meio-fio e sarjetas, sinalização vertical e horizontal.

O investimento foi de R$ 4.982.120,70, dos quais 50,9% ficaram a cargo da Prefeitura de Belo Horizonte ( R$ 2.535.899,44 ) e 49,1% a cargo da Prefeitura de Contagem ( R$ 2.446,221,26)

A SUDECAP executou e fiscalizou a obra.

Iniciaram em 15/09 de 2021, as obras estiveram paralisadas por dois meses, por conta do período chuvoso. Foram retomadas em 01/04/22 e concluidas em entregues em julho/22.





terça-feira, 2 de janeiro de 2024

MORADIA POPULAR - MINHA CASA, MINHA VIDA

 MORADIA POPULAR - MINHA CASA, MINHA VIDA

Contagem foi contemplada com a aprovação de TODOS os projetos enviados a Brasília para a nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. Em Contagem, está prevista a construídas de 928 novas moradias populares, distribuídas em 9 residenciais: Vila Paris, Tapera, Arvoredo, Guanabara, Pedra Azul, Retiro, Buganville.



PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM (PIC)

  PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM ( PIC ) — Trata-se de um conjunto estruturado de mecanismos e procedimentos institucionais, de auditori...