Informações atualizadas em 04/04/2024
A Estação Bernardo Monteiro é uma antiga estação de trem que esteve em atividade até o final dos anos 80. Após um longo período de abandono e deterioração, o espaço passou por um processo de restauração para, assim, ser entregue à sociedade como mais um equipamento cultural da cidade de Contagem.
Para dar início à ocupação artística do espaço, a Prefeitura firmou parceria com uma Organização da Sociedade Civil - OSC chamada Viaduto das Artes, que receberá um montante de R$120.000,00 para desenvolver atividades culturais no equipamento ao longo de 6 meses. Além da verba municipal destinada ao projeto, a OSC é incentivada a buscar outros meios financeiros que possam favorecer a ocorrência de mais atividades no espaço.
A intervenção artística prevista para inaugurar o equipamento é a "Exposição Estação de Memórias", que vai ocupar quatro salas da Estação Bernardo Monteiro a fim de registrar a importância da região na historiografia de Contagem, enquanto meio para as múltiplas fases de urbanização da cidade. A essência da exposição está na coleta de memórias dos ferroviários e dos moradores da região, que ganham destaque ao propor uma Contagem em que o patrimônio cultural sobre Bernardo Monteiro seja presente. A exposição é uma iniciativa da VLI, com realização da AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs.
A expectativa é que o equipamento seja entregue em junho de 2024.
OBS: Existe uma conversa antiga com os moradores da região sobre o entorno do espaço, pois os arredores são considerados um pouco perigosos, além de ser de difícil acesso. Tais questões estão em pauta conjunta entre sociedade civil e poder público.