Informações atualizadas em 27/06/2023
A MAVE (Mostra Visual Escolar) é uma inciativa do CENTRO DE MEMÓRIA DE EDUCAÇÃO, instituição vinculada à Seduc e à Funec.
O propósito da mostra é promover o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica. Podem participar estudantes e trabalhadores das escolas e, eles próprios, fazem captam as imagens e fazem a edição;
No próximo dia 1º de julho será a premiação dos vencedores da 2ª MAVE, que teve 16 vídeos participantes em seis categorias e teve como tema: “Sankofa: Revelando negras histórias”;
Os vídeos ficaram disponíveis no YouTube e os que receberam mais curtidas foram considerados vencedores pelo júri popular.
Além do juri popular, um juri técnico premiou um vídeo da Seduc e outro da Funec;
OS PRÊMIOS – Os vencedores de cada categoria, assim como os coordenadores de cada grupo, serão premiados com uma placa, uma camiseta e uma câmera de ação. A escola de cada vídeo vencedor também será premiada com uma placa.
O CENTRO DE MEMÓRIA DE EDUCAÇÃO
Criado em 2021, o centro tem por finalidade recuperar e divulgar a memória e a história da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem. Para isso, realiza um trabalho permanente de coleta, inventário, conservação,e divulgação de documentos, fotos e outros registros e objetos relativos à memória e à cultura escolar de Contagem.
Entre os projetos do Centro estão: MAVE – Mostra Audiovisual Escolar, em sua terceira edição; Memórias em Rede: história oral dos profissionais da Educação de Contagem, em andamento; Trilha do saber em revista, periódico Lançado em outubro de 2022; Minha escola tem nome de mulher, cujo objetivo é pesquisar, divulgar e valorizar as histórias das mulheres que dão nomes às escolas de Contagem e Revista de Educação Patrimonial.
O QUE É SANKOFA?
Trata-se de um símbolo da memória da história afro-americana e afro-brasileira. Sua função seria recorda os erros do passado para que eles não sejam repetidos no futuro. O símbolo representa um pássaro voando em linha reta e faz parte da cultura dos escravizados africanos trazidos de Gana, Togo e Burquina Fasso.

