terça-feira, 5 de setembro de 2023

AVENIDA MARACANÃ

AVENIDA MARACANÃ — Trata-se da obra de maior valor em andamento em Contagem. O projeto da Avenida Maracanã está inserido no conjunto de intervenções viárias do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), em implantação pela Autarquia Municipal de Trânsito, a TRANSCON, e é essencial para viabilizar o Corredor Norte/Sul, que conecta a região de Vargem da Flores, no Darcy Ribeiro, à região Industrial via a Avenida João César de Oliveira, permitindo a transposição da área urbana de Contagem sem passar pelo Centro Histórico e favorecendo a maior integração das regionais Sede e Vargem das Flores. Além disso, a obra ajudará no controle de enchentes do Córrego Matadouro/Maracanã e do Bairro Colonial.

O Corredor da Avenida Maracanã está localizado entre a Rua Albert Schwaitzer, no bairro Alvorada, e a Rodovia LMG-808, no bairro Granjas Ouro Branco, e as obras contemplam intervenções de esgotamento sanitário, drenagem, recuperação ambiental e urbanística e construção de obras de arte especiais (pontes e viadutos) além de pavimentação, dentre outros. Também implica a desapropriação de imóveis.

Obs. — Os trabalhos estiverem interrompidos por desistência a empresa responsável. Após os trâmites formais do distrato, a Prefeitura realizou nova licitação para a retomada dos trabalhos..

A OBRA:
    • Implantação da avenida com 4,5 km de via com 3 faixas de tráfego para cada sentido;
    • 1 faixa exclusiva para ônibus; pontos de embarque e desembarque de passageiros e calçadas;
    • Ciclovia ao longo de toda a avenida;
    • 1 viaduto sobre a Rodovia LMG-808;
    • uma ponte no cruzamento com a Av. Dulce Geralda Diniz, outra no cruzamento com a via Manoel Jacinto Coelho Júnior) e mais quatro pontes de retorno;
    • Parque Linear ao longo do leito do córrego e uma área verde nos canteiros, gramada e reflorestada, priorizando a sustentabilidade ambiental;
    • Duas galerias para transposição dos cursos d’águas, sendo uma localizada no início da Av. Maracanã com Rua Albert Schwaitzer e a outro no ponto onde o córrego deixa o leito da avenida para sua continuação no seu leito natural a jusante;
    • 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo;
    • 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos na região;
    • 15,5 km de redes de drenagem superficial e dispositivos de coleta das águas pluviais;
    • Implantação de iluminação pública (Led) de toda a via;
    • Desapropriação e reassentamento de moradores ribeirinhos para que a obra ocorra (são cerca de 161 processos até o momento).

BENEFÍCIOS:
    • Benefício direto para 220 mil pessoas;
    • Redução em cerca de 1 hora do tempo de viagem entre Nova Contagem e o metrô Eldorado;
    • Redução em 70% do tráfego do centro de Contagem;
    • Maior acessibilidade para pedestres e moradores;
    • Interligação das regionais Vargem das Flores-Sede-Eldorado-Industrial por meio do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade);
    • Acesso da população local ao saneamento básico e a coleta regular de lixo;
    • Valorização regional, atraindo investimentos e gerando mais renda e empregos;
    • Os impactos positivos alcançarão toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.


FINANCIAMENTO
A obra é produto de uma parceria entre o governo Federal e a Prefeitura de Contagem, com investimento de aproximadamente R$ 302 milhões, considerando tanto as obras de mobilidade quanto as de saneamento e infraestrutura urbana.
Desse total, cerca de R$ 8.059.313,20 são recursos do Tesouro. O restante será pago pelo município mediante financiamento da Caixa econômica Federal, no Programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O problema viário — O sistema viário de Contagem conta com uma malha que facilita o transporte da produção industrial, porém as vias de acesso estão sobrecarregadas pelo tráfego de passagem, causando muitos gargalos no trânsito. A implantação da Av. Maracanã contempla os problemas crescentes da crescente motorização nos centros urbanos, que tem dificultado o desempenho na circulação viária, causando retensões. Também é uma boa solução operacional para o sistema de transporte por ônibus e melhoria da qualidade de vida da população, garantindo a ligação das regiões norte e sul sem passar pelo centro histórico. Estima-se que, com a nova avenida, o tráfego do centro de Contagem será reduzido em 70%, facilitando a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente. Isso significará aumento da fluidez no trânsito, com redução em cerca de 1 hora do tempo de viagem entre Nova Contagem e o metrô Eldorado.


O problema sanitário
As intervenções estudadas estão inseridas no fundo de vale do Córrego do Matadouro/Maracanã e do Bairro Colonial.

Serão implantados novos trechos de redes de drenagem, atendendo aos novos traçados geométricos propostos e à necessidade de interligação de redes existentes ao sistema projetado, bem como implantação de um sistema de esgotamento sanitário eficaz ao longo de toda a sua extensão, o que permitirá o desenvolvimento da região lindeira e ao mesmo tempo contribuindo com a melhoria da saúde e do bem-estar da população.
bem como o controle de enchentes do Córrego Matadouro/Maracanã e do Bairro Colonial.
O problema ambiental
O Córrego Matadouro/Maracanã, a partir da Rua Albert Schwaitzer, segue em leito natural, com interditos de moradias em situação de risco, que sofrem com as recorrentes inundações ao longo do curso, que se encontra extremamente poluído e degradado, com diversos pontos de despejo de efluentes domésticos, erosões e assoreamentos. Com o tratamento do córrego e implantação de um sistema eficaz de abastecimento de água e esgotamento sanitário, será implantado um Parque Linear ao longo do leito do Córrego, onde será possível, arborização e calçamento para pedestres, permitindo conforto ambiental naquela região.
bem como o controle de enchentes do Córrego Matadouro/Maracanã e do Bairro Colonial.




ABERTURA DO TRÁFEGO DA PRIMEIRA PARTE DA AVENIDA MARACANÃ
A ligação das ruas Francisco Almeida Melo e Felisbino Pinto Monteiro esteve fechada por três anos, quando foi destruída após enchente do córrego Maracanã, ocorrida na madrugada do dia 24/25 de janeiro de 2020. 
O evento terá a liberação da travessia da rua Francisco Almeida Melo, fazendo a ligação com a rua Felisbino Pinto Monteiro, sobre a galeria 2 do Complexo Maracanã, depois de 3 anos da enchente, graças à ação do governo Marília Campos, que retomou a obra de implantação da Av. Maracanã.
O  fechamento da rua Daniel Negão, trajeto que era utilizado quando a interligação foi destruída, possibilitará o avanço dos trabalhos de implantação do Complexo Maracanã naquele trechO
Com isso, o itinerário da linha de ônibus 174 passa por alteração, atravessando, agora, o novo trecho que integra os bairros Praia, Granja Vista Alegre, Quintas Coloniais e outros.



Informações atualizadas em 20/05/2024

Com a passagem do período chuvoso, as obras estão ganhando mais condições para serem intensificadas, com uma significativa etapa já avançada: a pavimentação de um trecho do corredor. Ainda no ano passado, foi concluída uma importante fase para a implantação do corredor: a ponte sobre o córrego Maracanã, localizada na avenida Dulce Geralda Diniz, no bairro Quinta Coloniais. O trecho foi liberado para tráfego, incluindo guarda-corpo e faixas para pedestres, o que melhorou o fluxo de trânsito da região.

Além disso, foi realizada a recomposição da via que liga as ruas Francisco Almeida Melo e Felisbino Pinto Monteiro, reduzindo o tempo de deslocamento para quem vem do bairro Chácaras Del Rey e Chácaras São Geraldo.








O trabalho Socioambiental

No Corredor da Avenida Maracanã também é desenvolvido um trabalho socioambiental com ações de mobilização, organização e fortalecimento social, acompanhamento e gestão social da intervenção, educação ambiental e sanitária, desenvolvimento socioeconômico, proporcionando geração de trabalho e renda, e avaliação e monitoramento. Entre os objetivos deste trabalho, está apontar para os moradores não somente os benefícios para o indivíduo, mas sobretudo aqueles que favorecem o bem comum.

PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM (PIC)

  PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM ( PIC ) — Trata-se de um conjunto estruturado de mecanismos e procedimentos institucionais, de auditori...