quarta-feira, 19 de junho de 2024

LUTA ANTIMANICOMIAL


O dia 18 de maio é posto como Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que destaca a importância dos direitos das pessoas com sofrimento mental e do combate aos tratamentos em hospitais psiquiátricos. A data é fruto do Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru em São Paulo, para discutir uma proposta de reforma do sistema psiquiátrico brasileiro. O chamado “Manifesto de Bauru” declarava apoio aos pacientes que eram submetidos a tratamentos desumanos e considerou a criação de uma data voltada à luta antimanicomial.

Segundo a superintendente em Redes de Atenção à Saúde, Julia Diniz, há mais de 30 anos, o Brasil desbanca a lógica manicomial de atendimento. “A gente tem um avanço muito grande com a criação de uma lei que proíbe internação em hospitais psiquiátricos e que favorece o fechamento de leitos nesses hospitais. A partir disso, vem a construção de uma rede totalmente substitutiva a esse modelo de internação, que é o que sustentamos hoje. É por isso que fazemos um movimento grande no dia 18 de maio, para lembrarmos que somos contrários às ações de internação, voluntárias ou involuntárias, de pessoas em instituições manicomiais”, explicou.

PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM (PIC)

  PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM ( PIC ) — Trata-se de um conjunto estruturado de mecanismos e procedimentos institucionais, de auditori...