quarta-feira, 19 de junho de 2024

RUA CORCOVADO E ADJACÊNCIAS

 

Informações atualizadas em 11/04/2024

CONTEXTO:

A demanda refere-se ao Inquérito Civil n° MPMG-0079.22.001527-9 e PD COMPOR n° 112/2022, relacionados aos problemas estruturais na Rua Corcovado e adjacências, em Contagem.

Há mais de um ano, uma rede adutora se rompeu, abalando a estrutura de várias casas da região. Um perito avaliou os imóveis interditados pela Defesa Civil, e a Copasa se comprometeu a indenizar as famílias desapropriadas com um valor justo que as possibilitasse encontrar um novo lar. A Copasa tem amparado essas famílias, custeando o aluguel, mas a situação não caminhou.

LINHA DO TEMPO:

05/07/2022: Distribuição da Notícia de Fato.

08/08/2022: Instauração do Inquérito Civil (IC) pela 10ª Promotoria de Justiça (10ª PJ).

11/08/2022: Primeira reunião entre PMC, COPASA e 10ª PJ, enfatizando que as negociações só podem começar se a COPASA pagar integralmente os aluguéis aos moradores atingidos.

06/09/2022: Apresentação pela COPASA de laudo geotécnico negando sua responsabilidade, comprometendo-se a apresentar novo estudo em setembro.

15/09/2022: Ação extrajudicial entregue à COPASA.

21/11/2022: Apresentação do 1° Plano de Ação pela COPASA e PMC, encaminhamento ao COMPOR.

29/11/2022: Reunião da PMC com moradores atingidos e vereadores para discutir o plano de ação.

14/12/2022: Reunião da Prefeita no bairro Monte Castelo e COPASA para apresentar o plano de ação.

15/12/2022: Reunião na 10ª PJ para formalização do pedido de encaminhamento do caso ao COMPOR.

26/07/2023: Primeira reunião no COMPOR com consentimento sobre várias questões, incluindo a criação de um grupo de trabalho entre COPASA e PMC.

05/10/2023: PMC apresenta laudo geotécnico, apontando vazamentos da COPASA como causa dos problemas.

04/10/2023: Segunda reunião no COMPOR, com consentimento sobre a apresentação do Plano de Intervenção revisto.

22/11/2023: PMC apresenta avaliações imobiliárias aos moradores, e a COPASA solicita dilação de prazo ao MPMG.

23/11/2023: Reunião da 10ª PJ com moradores.

ATUALIZAÇÕES SOBRE A DEMANDA NA RUA CORCOVADO E ADJACÊNCIAS

24/11/2023: Reunião da Prefeita com o Presidente da COPASA.

06/03/2024: Reunião da Prefeita com o Presidente da COPASA para reiterar requisições consensuadas no COMPOR.

12/03/2024: Primeira reunião na 10ª PJ para repactuar obrigações, com prazos definidos para entregas por parte da COPASA e PMC.

PRÓXIMOS PASSOS:

COPASA deverá enviar novo cronograma de ações com ajustes requeridos até 22/03/2024. NÃO FOI ENVIADO

Apresentação de minuta de Plano de Intervenção pela COPASA até 31/03/2024. NÃO FOI APRESENTADO

Reunião entre COPASA e PMC em 15/04/2024 para deliberar sobre o Plano de Intervenção e apresentar deliberação ao MPMG em 17/04/2024.

Apresentação da matriz de risco para pagamento de danos morais e materiais até 30/04/2024 pela COPASA.

PMC deve apresentar retificações no cronograma de ação apresentado pela COPASA até 30/04/2024.

PLANO DE INTEGRIDADE DE CONTAGEM (PIC)

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