Espaço de 4,5 mil metros quadrados, localizado dentro do condomínio da Construtora Direcional, nos limites do Eldorado com a Cidade Industrial.
O Centro foi concebido para homenagear os profissionais que se dedicaram ao crescimento econômico do município e de Minas Gerais. Neste sentido, foi preservados parte das ruínas da fábrica da Lafersa, desativada há mais de 15 anos.
É o primeiro do gênero e traz um resgate da cultura dos operários que já passaram e ainda passam pelas fábricas da cidade, considerada um dos maiores polos industriais do Estado. O local conta com auditório, espaço para cafeteria, biblioteca, salas multimeios, exposições e grande área de convívio.
Os usos a serem dados ao local serão definidos entre a Prefeitura e o Instituto Periférico, OSC contratada via edital, para programar e gerir a programação do espaço. A expectativa é que sejam realizadas exposições permanentes com a histórica da indústria; de Contagem, exibição da maquinaria antiga, mostras de cinema, eventos culturais, oficinas, etc.
O Investimento é estimado em 1 milhão e duzentos mil reais.