Informações atualizadas em 01 de setembro de 2021
Inaugurado em 30/11 de 2021, o Parque Urbano Linear da Vila Barraginha atende a uma antiga demanda da comunidade por um espaço de convivência.
O parque foi construído no local conhecido por muitos como buracão, por causa da tragédia da Barraginha em 1992, que foi reestruturado e adequado.
A obra consistiu na instalação da academia de ginástica ao ar livre da cidade, área de convivência com bancos, playground com brinquedos para crianças, mesas de jogos, instalação de lixeiras, estacionamento e outras duas quadras poliesportivas, além de pavimentação e plantio de grama no campo de futebol. O investimento foi de 1.854.230,27, provenientes da parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC Barraginha.
Agora, toda a região Industrial conta com mais este espaço de lazer, cultura, convivência e práticas esportivas que também contribuiu para trazer mais qualidade de vida para os moradores e deixar a região mais agradável e bonita.
VILA BARRAGINHA – A Vila Barraginha, na Cidade Industrial, é famosa por motivos trágicos. Em 1992, uma avalanche de lama engoliu a vila, matou 36 pessoas, deixou quase 70 feridos e centenas de desabrigados. As enchentes são frequentes na região e levam lama e água pra dentro das casas, causam danos materiais e colocam em risco a vida das pessoas.
Para resolver de vez esses problemas e, quem sabe, amenizar o enorme débito social que a cidade tem com os moradores, a Prefeitura está fazendo um grande investimento de urbanização da área.
O projeto inclui obras de saneamento, drenagem, pavimentação de vias, urbanização e implantação de equipamentos urbanos, além da iluminação completa do local em Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – o famoso LED, mais econômico e eficiente.
Valor deste investimento? Em que pé está?
Parque — O projeto é complementado com um complexo esportivo e de lazer, o Parque Linear da Barraginha. Trata-se de um espaço privilegiado para o esporte, o lazer, a cultura e a convivência dos moradores, com campo de futebol, duas quadras esportivas, uma academia de ginástica ao ar livre, um parquinho para as crianças e uma pista de caminhada, muitas árvores e fácil acesso.
A Ordem de serviço assinada em 03 de fevereiro de 2021. Foi a primeira Ordem de Serviço assinada pela prefeita Marília Campos nesta gestão. O parque inaugurado em 30 de novembro do mesmo ano.
O investimento, apenas com a construção do parque foi de R$ 1,6 milhão, com recursos da Prefeitura com financiamento da Caixa Econômica Federal – CEF, via o Programa de Urbanização de Assentamentos Precários do PAC.
O parque vai devolver aos moradores um espaço de convivência e de lazer, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e de toda a região.