terça-feira, 5 de setembro de 2023

SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE (SIM)

 

SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE (SIM) — Conjunto de intervenções que visa reformular o transporte coletivo de Contagem. Consiste da formação de três grandes corredores de trânsito, adoção de BRT (Bus Rapid Transit) e do BRS (Bus Rapid Service); implantação de terminais de integração e estações de transferência, organizações dos corredores de trânsito e consequentemente, construção de viadutos e pavimentação de vias, dentre outras intervenções.

O projeto inclui, a curto e médio prazo, diversas operações de requalificação asfáltica, abertura de vias, implantação de semáforos, sinalização, rotatórias e requalificação de pontos de ônibus, até as grandes obras, como a construção de cinco terminais e vias exclusivas para o funcionamento do BRS* (Bus Rapid Service) e BRT* (Bus Rapid Transit) e do Boulevard Portugal, além da expansão do metrô em mais duas estações, chegando até o Novo Eldorado.

A expectativa é que o sistema SIM resolva os gargalos viários da cidade para os próximos 30 anos e torne Contagem menos dependente do sistema metropolitano de transporte. O complexo de obras e intervenções vai reduzir consideravelmente o tempo de deslocamento dos cidadãos dentro do município, tornando possível acessar qualquer região da cidade pagando apenas uma tarifa.

Para a implantação de todo o sistema, a prefeitura estima que serão necessários investimentos em torno de R$ 22O milhões.

O SIM tem como conceito básico um modelo físico-operacional Tronco Alimentado. Este sistema integrado trará benefícios à rede de transporte coletivo, ampliando a mobilidade e a acessibilidade dos contagenses, através da otimização da rede. Essa otimização das linhas impactará positivamente na frota, por isso no novo sistema tem-se uma redução de 38% na frota operante, sem comprometer a operação, pelo contrário, teremos uma cobertura melhor, inclusive com o aumento no número de viagens e melhor aproveitamento da frota.

Com o sistema tronco alimentado a quilometragem das linhas alimentadoras serão menores e com isso o tempo de viagem e a frota também serão reduzidas e, com menos veículos, será possível realizar mais viagens em curto período de tempo.

Quanto à redução no custo da tarifa, é importante ressaltar que sua composição leva em consideração outros itens e não somente a frota. O Estudo Econômico do Edital avaliou toda a nova estrutura pensada para o Sistema de Transporte de Contagem. Neste sentido, o critério de julgamento do edital será de menor tarifa, com teto máximo de R$ 4,50.

Linhas alimentadoras: têm como objetivo ligar os bairros até as estações e/ou terminais. Essas linhas irão iniciar a viagem nos bairros com destino a estação/terminal mais próximo.

Linhas troncais: são responsáveis por realizar viagens de maiores extensões, interligar terminais a pontos de interesse do município ou a outros terminais de integração e/ou estações de transferência, circulando nos corredores de transporte. São linhas que transportam, principalmente, a demanda captada pelas linhas alimentadoras, conduzindo-as aos seus respectivos destinos.

As linhas troncais podem ser classificadas em três tipos:

a) Paradoras: realizam parada em todos os pontos de embarque e desembarque, estações de transferência e/ou terminais ao longo do itinerário.

b) Semi-expressas: realizam parada em pontos pré-determinados, geralmente em áreas de interesse ou polos geradores de viagens, permitindo maiores velocidades operacionais.

c) Diretas: realizam parada apenas nos pontos terminais.

Linhas terminais: interligam Terminais de Integração, passando por bairros. Será realizado por veículos do tipo Padron 15 metros. Essas linhas circularão predominantemente em vias coletoras/arteriais de tráfego misto.

Terminais de integração: São instalações que permitem a integração e transferência entre os serviços troncais com múltiplos alimentadores. A nova rede de transporte será composta por 5 Terminais de Integração: Darcy Ribeiro, Sede, Petrolândia, Ressaca e Eldorado. Desses, 2 terminais já estão prontos: Ressaca e Petrolândia. A construção dos terminais segue o que determina a Lei Federal 10.098/2000, também conhecida como Lei de Acessibilidade. As rampas de acesso, os banheiros acessíveis e a sinalização tátil para pessoas com deficiência visual vão seguir as especificações dessa legislação.

Terminal Petrolãndia — Localizado na Via Expressa de Contagem, próximo à entrada do bairro Petrolândia, o terminal homônimo integra o corredor Leste-oeste do Sim (Sistema Integrado de Mobilidade), conectando as regiões Petrolândia e Ressaca, e beneficiando, também, a regional Nacional. O terminal é formado por duas plataformas, sendo uma para embarque e desembarque das linhas metropolitanas e a outra para atender 11 linhas do transporte coletivo municipal com 650 viagens diárias e terá capacidade para atender cerca de 25 mil passageiros do transporte público todos os dias. As linhas serão divididas em cinco alimentadoras, cinco interterminais e uma troncal. Os pontos de parada serão na plataforma de integração municipal.

Uma terceira plataforma serve de apoio para funções administrativas. O local também contará com um estacionamento externo e a circulação dos usuários se dará em plataformas elevadas – medida que trará mais segurança e facilidade no embarque, desembarque e circulação dos ônibus.

O acesso ao terminal se dá pela Via Expressa, nos dois sentidos de tráfego, e pela rua Acetona, no Petrolândia. Além disso, faz conexão com o novo Viaduto Petrolândia e também com o Viaduto Renato Azeredo.

As obras tiveram início em março de 2017 com investimentos da ordem de R$ 8.424.113,17, custeados pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).

Terminal Ressaca — Localizado na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, ao lado do Parque Linear do Sarandi, este terminal é vital para viabilizar o chamado Corredor Ressaca do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade). Projetado para o conforto e segurança dos usuários, o terminal conta com duas plataformas, sendo uma municipal e outra metropolitana. A expectativa é de que cerca de 400 mil passageiros circulem pelo local mensalmente, quando estiver pronto e em pleno uso. O local também contará com um estacionamento externo e um tanque de reaproveitamento de água da chuva com capacidade de armazenamento de 20 mil litros.

As obras de construção do Terminal Ressaca tiveram início em fevereiro de 2019. Orçada em R$ 15.622.299,16, recebeu recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).

Terminal Darcy Ribeiro — O que prevê o projeto? Qual a situação da obra?

Terminal Sede — O que prevê o projeto? Qual a situação da obra?

Terminal Eldorado — O que prevê o projeto? Qual a situação da obra?

CORREDORES

Corredor SIM Norte-Sul: Com 20km de extensão, o corredor Norte-Sul será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Será composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, até o início da Avenida João César de Oliveira e será implantado BRS. O segundo trecho inicia-se na Av. João César de Oliveira e finda na Av. Gal. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva. Ao todo, serão implantadas no Corredor Norte-Sul 10 estações de transferência de passageiros.

Corredor SIM Leste-Oeste: Com 11km de extensão, será um corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, Av. Helena Vasconcelos Costa e Av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente. Todos os Pontos de Embarque e Desembarque passarão por obras de readequação.

Corredor SIM Ressaca: Com 9km de extensão, é um orredor do tipo BRS, com faixa preferencial para o transporte coletivo no lado direito da via. Sua concepção se deu pela necessidade de facilitar a ligação das regionais Nacional e Ressaca às regiões Central e Sul do município. O Corredor Ressaca é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues. Todos os Pontos de Embarque e Desembarque passarão por obras de readequação.

Estações de Transferência: São os locais onde ocorrá as integrações e transferências dentro do sistema BRT, e onde o pagamento das tarifas poderá ser realizado antecipadamente nas bilheterias. As estações estão localizadas no canteiro central, em plataforma elevada para embarque e desembarque em nível, de modo a atender simultaneamente ambos os sentidos de tráfego. Cada estação é composta por 3 edificações: estação municipal, estação metropolitana e anexo central, com bilheteria única para embarque em ambas as estações. Apesar de operarem com o mesmo sistema de bilhetagem eletrônica (cartão Ótimo), foi necessária segregação dos sistemas municipais e metropolitanos, uma vez que estes são operados pelo poder municipal e estadual, respectivamente. Entre os sistemas não há integração tarifária até o momento, sendo necessário espaço para cada um deles.

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