PARQUE GENTIL DINIZ
Patrimônio cultural e ambiental de Contagem, o parque Gentil Diniz tem trilhas, nascentes, lagoa, árvores frutíferas, um casarão centenário e muito espaço para crianças brincarem.
Em 2023 recebeu nova revitalização. As obras, no total de 1 Milhão e 800 mil reais, foram financiadas em pare como medida compensatória da Inova Parque (1,5 milhões) e, em parte com recursos próprios do município.
A revitalização consistiu da recomposição da mata ciliar do córrego das Acácias, a recuperação de nascentes, reforma do teatro de arena, reforma do casarão do Séc XIX, melhorias no paisagismo com reforma da entrada, construção de pontes sobre o córrego, etc.
O centro de educação ambiental também foi melhorado e modernizado, com a compra de equipamentos, TV de 70", som, iluminação, etc.
O parque acolhe manifestações culturais como o “Café com Viola” e pedagógicas, como o projeto “Trilhando o Parque”, além de oficinas, exposições etc.
O parque, que está localizado na rua Maria do Carmo Diniz, nº. 141, no bairro Nossa Senhora do Carmo, região da Sede.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O Parque Municipal Gentil Diniz é um dos lugares mais agradáveis para estar em Contagem. Compreendendo uma área de cerca de 24 mil metros quadrados, localizado na regional Sede, está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. E , além de toda a beleza e vegetação, o parque possui uma história importante, que precisa ser contada aos contagenses e passada adiante.
Remanescente de uma chácara de três alqueires, pertencente a Peregrino de Paula Varella, a área foi comprada por Gentil Diniz, em 7 de julho de 1945, como consta em escritura de compra e venda. Até 1987, serviu como residência de Gentil Diniz e sua família, que chamavam o local de sítio. Uma área aprazível com árvores frutíferas, como jabuticabeiras, mangueiras centenárias, cagaiteiras, além de espécies de vegetação do cerrado como ipês, corticeiras “maminha de porca”, remanescentes da Mata Atlântica. No local, é possível ver, até hoje, também, outras árvores como o pau-jacaré e o mogno. Junto a isso, é constante a presença de micos, caxinguelês, sabiás, bem-te-vis e outros animais.
A casa do parque passou por um processo de restauração, sendo mantidas suas características coloniais originais. A área externa foi revitalizada, sendo construídos um teatro de arena, dois banheiros – masculino e feminino -, instalação de bebedouros e parque infantil.
O parque Gentil Diniz foi inaugurado em 5 de junho de 1991 e a partir daí passou a receber visitantes e alunos das escolas públicas e privadas do município.